Mark Weiser diz no texto "The world is not a desktop" que, as novas tecnologias devem ser invisíveis, ou seja, a ferramenta não pode interferir na sua consciência. Essa é uma excelente afirmação. Pois na minha visão, as tecnologias do futuro devem te facilitar sem que você perceba que elas estão ali.
Em um dos parágrafos do texto, ele exemplifica o óculos como uma boa ferramenta. Eu discordo, pois é muito melhor você enxergar o mundo sem enxergar o seu óculos. Na minha opinião, as lentes de contato se encaixam melhor no conceito de tecnologia invisível.
Quanto a questão apontada "atratividade é o oposto do invisível", creio que possa existir dois tipos de atratividade: por estética, onde o produto não é invisível; e por funcionalidade, onde o produto pode ser invisível ou não, mas com grande utilidade, como por exemplo o Touch ID dos iPhones e iPads.
Assim como Mark, concordo que o Comando de Voz não seja uma tecnologia invisível, pois ela acaba destruindo sua privacidade. Em uma pesquisa por comando de voz, todos ao seu redor saberão o que você está procurando. Em contrapartida, concordo quando Mark afirma que o reconhecimento de voz é uma ótima tecnologia invisível, pois ajuda na segurança de seu usuário.
Logo, ao criar uma tecnologia ou repensá-la, deve-se levar em consideração sua funcionalidade de forma que a mesma se torne algo útil e imperceptível. Tentar cada vez mais atrair o produto pela sua funcionalidade, sem necessitar utilizar sua estética como forma de abordagem.
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